Michelle Bachelet destaca o Dia Internacional das Mulheres Indígenas
A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, destacou nesta sexta-feira (5) o significado do Dia Internacional das Mulheres Indígenas ao inaugurar uma feira no Parque Bustamante, na capital Santiago.
Publicado 05/09/2014 11:29

A mostra denominada Feira da Mulher Indígena tem por objetivo festejar a jornada no Chile e conta com centenas de expositoras de artesanatos em couro, tecidos, cerâmicas, bijuterias e pratarias. As atividades começam nesta sexta-feira (5) e seguem até domingo (7).
No encontro também serão apresentados trabalhos de apicultura, arte, medicina tradicional, acessórios, vestuários com desenhos étnicos e gastronomia.
A Corporação Nacional de Desenvolvimento Indígena (Conadi) do Chile apresentou um estudo realizado pela Fundação Instituto Indígena, que mostra, pela primeira vez na história do país, um panorama da mulher mapuche em diversos âmbitos.
Porém, a jornada não é voltada apenas para a apresentação da cultura nativa. Mulheres que lideram a luta pelos direitos indígenas no Chile enviaram uma mensagem que circulou em diferentes meios de comunicação. “Ao povo mapuche, especialmente a nossa gente que hoje está nas cidades e talvez até alheia ao conflito, que não tenham medo de regressar ao campo porque é o território onde nós podemos exercer nosso direito e podemos ser mapuche”, disseram.
O ministro de Bens Nacionais, Victor Osorio, e a Corporação Nacional de Desenvolvimento Indígena fizeram a entrega de 500 títulos de domínio a pessoas procedentes de tradicionais comunidades mapuche.
Durante a jornada será realizada uma reunião para elaborar a Agenda da Mulher Indígena na Região de Arica e Parinacota, além disso, começam os planejamentos para o 2º Grande Encontro Americano de Mulheres de Origem Aymara.
Fonte: Prensa Latina