Al-Maliki será vice-presidente iraquiano em novo governo

O ex-primeiro-ministro Nouri Al-Maliki ganhou uma das três vice-presidências do Iraque durante a votação parlamentar sobre o novo governo, cujo líder, Haider al-Abadi, pretende começar a gestão baseada na unidade e na reconciliação.

Primeiro-ministro do Iraque Nuri al-Maliki. - HispanTV

Em uma votação que durou até o fim da noite desta segunda-feira (8), o Conselho de Representantes (Parlamento) deu um voto de confiança para o gabinete liderado por Al-Abadi, nomeado primeiro-ministro pelo presidente Fouad Masum.

"A discussão entre o governo e o Conselho de Representantes precisa fornecer o estado de harmonia no trabalho entre o Executivo e o Legislativo", disse Al-Abadi.

Além do xiita Al-Maliki, que é o primeiro vice-presidente, o parlamento votou esmagadoramente para ocupar o cargo de segundo vice-presidente o deputado estadual sunita e ex-primeiro-ministro, Iyad Allawi, e para o cargo de terceiro vice-presidente Osama Al-Nujaifi.

No ato de concessão do voto de confiança ao gabinete, feito na presença de uma ampla representação de deputados e outros políticos curdos, foi aprovado como primeiro vice-presidente do parlamento, Hummam Hammodi.

No entanto, Al-Abadi adiou para votação da próxima semana os nomes dos candidatos para os ministérios da Defesa e do Interior, dois dos cargos mais controversos durante as negociações entre os vários blocos políticos.

Entre os compromissos já assumidos estão inclusos Adel Abdul-Mahdi como o novo titular de Petróleo; Rose Nuri Shaways (Finanças); Salman Jumaili (Planejamento); Mohammad Iqbal (Educação); Falah Hassan Zeidan (Agricultura); Qutaiba al-Jubouri (Meio Ambiente); e Mohammed Sudani (Direitos Humanos).

Da redação do Vermelho,
com informações da Prensa Latina