Presidente chinês fará giro de visitas por quatro países asiáticos

O presidente chinês, Xi Jinping, vai participar da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai agendada esta semana em Dushanbe, capital do Tajiquistão. O evento marca o início de um giro de visitas do chefe de Estado que inclui ainda outros três países. A agenda de viagens do presidente da China foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Xi Jinping

De acordo com o porta-voz Qin Gang, o presidente participará da reunião XIV do Conselho de Chefes que terá a discussão de alguns temas de natureza política, econômica e militar da região euroasiática. O principal objetivo da cúpula é estreitar as relações entre o Tajiquistão, a China, a Rússia, o Cazaquistão, o Quirguistão e o Uzbequistão.

Antes de 2001, quando o Uzbequistão se juntou ao grupo, a reunião era conhecida como “Cinco de Xangai”.

Após a cúpula em Dushanbe, Xi fará uma visita de Estado ao Presidente do Tajiquistão, Emomali Rahmon, e depois se encontrará ainda com os líderes das Maldivas, Abdulla yameen, do Sri Lanka, Mahindra Rajapaksa, e da Índia, Pranab Mukerherjee.

Este roteiro incluía, inicialmente, o Paquistão, mas a viagem foi adiada, devido à atual situação política naquele país.

Fonte: Prensa Latina