China poderá ser maior economia do mundo em 2024

A empresa de consultoria norte-americana, IHS Global Insight, publicou neste domingo (7) um relatório, no qual pondera que o Produto Interno Bruto (PIB) da China superará o dos Estados Unidos em 2024, fazendo com que o país se torne a maior economia do mundo.

Cidade de Xangai

De acordo com o relatório, até 2024, o PIB nominal chinês poderá alcançar mais de 28 trilhões de dólares. Em 2025, a proporção que a China vai ocupar na economia global aumentará de 12% para 20%.

O documento revela que as demandas domésticas chinesas se tornarão a força motriz para incentivar o crescimento econômico do país e até do mundo.

Até 2024, os gastos de consumidores chineses vão se elevar dos atuais três trilhões de dólares para cerca de onze trilhões de dólares.

O economista-chefe da IHS para a Ásia, Rajiv Biswas, afirmou que as áreas de tecnologia e inovação serão as chaves para a transformação da China, de uma economia orientada pela exportação de custos baixos para uma economia promovida pelo alto valor agregado e demanda doméstica.

Fonte: Rádio Internacional da China