Sintusp diz que reitoria quer levar greve em banho-maria

Assembleia com professores e funcionários da USP (Universidade de São Paulo), nesta segunda-feira (8), aprovou a proposta do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) que prevê pagamento de 28,6% de abono, além do reajuste de 5,24%. Agora depende da reitoria da universidade aceitar a proposta para por fim a greve.

Greve USP 08092014 - Sintusp

Em entrevista ao Portal Vermelho, Magno de Carvalho diretor do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), afirma que a universidade está manobrando para levar a greve em banho-maria.

“Na minha opinião, eles vão se dar mal, como já se deram mal na questão dos dias parados que não queriam pagar e a justiça determinou o pagamento. Caso não tenha acordo até amanhã [10], já que hoje tem reunião com o Cruesp, vamos ao TRT que deverá julgar ainda está semana e eles serão obrigados a aceitar a determinação do tribunal”, enfatizou Carvalho.

Ele refere-se a um comunicado divulgado nesta terça (9) pela universidade que informa que levará a proposta do TRT para apreciação do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), que não tem data prevista para reunião. A categoria decidiu em assembleia manter a greve até que a direção se posicione sobre o acordo.

Nesta terça-feira (9), o Fórum das Seis, que reúne sindicatos das três universidades (USP, Unicamp e Unesp), debaterá a proposta com o Cruesp. A categoria fará um ato público em acompanhamento à reunião.

De acordo com o Sindicato, o impasse está nas horas paradas e nos benefícios. Os trabalhadores aceitam o reajuste salarial de 5,24%, que corrige a inflação de 12 meses (IPC/FIPE), com pagamento retroativo a maio em forma de abono de 28,6% referente ao salário de cada servidor.

Os representantes da USP, em reunião na segunda (8), afirmam concordar com o reajuste, mas são reticentes ao abono e a forma de reposição ao trabalho dos dias parados.

De acordo com a proposta do TRT, o abono teria de ser pago dez dias após a assinatura de um acordo entre as partes. A próxima reunião no TRT será na quarta-feira (10).

Da redação do Portal Vermelho
Com informações do Sintusp