Cresce apelo mundial pela libertação de antiterroristas cubanos

As reivindicações pela liberdade dos antiterroristas cubanos injustamente presos nos Estados Unidos crescem em todo mundo, no contexto da Jornada internacional em prol dessa causa e contra o terrorismo.

Bandeira de Cuba - Reprodução

Como parte dessa jornada mundial de solidariedade a Cuba, quase 300 delegados de 48 países participaram do X Colóquio internacional pela liberdade dos Cinco e contra o terrorismo, realizado em Havana durante os dias 11 e 12 de setembro.

Por conta da proximidade de se completar 16 anos de injusta prisão para Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero, realizaram-se diversas ações solidárias como o grande tuitaço, que sob o hashtag #FreetheFive enunciaram nas redes sociais o reclame pela sua imediata libertação.

A faculdade de Direito da Universidade de Habana (UH) foi o palco principal desta iniciativa em Twitter, na qual participaram estudantes, meios de imprensa nacionais, amigos de Cuba de diferentes partes do mundo e mais de uma centena de delegados do X Colóquio Internacional pelos Cinco e contra o Terrorismo.

Hernández, Labañino e Guerrero, junto a René González e a Fernando González (conhecidos internacionalmente como os Cinco), foram presos pelas autoridades norte-americanas em 1998 por prevenir as ações violentas que a partir do território estadunidense impulsionavam contra Cuba grupos terroristas.

Deles, somente René e Fernando regressaram a Cuba depois de completar integralmente suas respectivas condenações, enquanto os outros três cumprem longas penas, pese a campanha internacional que pede por sua libertação e imediato retorno à Ilha.

Além disso, com o objetivo de combinar estratégias para a divulgação nos Estados Unidos da causa dos Cinco, realizou-se uma videoconferência entre Havana e Los Angeles, Califórnia.

Dessa forma, estudantes, líderes comunitários e ativistas de solidariedade estadunidenses, compartilharam via site sobre o caso dos antiterroristas com alunos da UH, que contaram também com a presença do ex-Procurador Geral da nação do norte Ramsey Clark e de Fernando González.

Posteriormente, realizou-se uma noite político-cultural na histórica escadaria da UH, que também respaldou o pedido de liberdade para Hernández, Labañino e Guerrero.

Na declaração final do X Colóquio Internacional pelos Cinco e contra o Terrorismo, enfatizou-se que 16 anos na prisão é demasiado tempo para quem não deveria estar nem por um só segundo presos.

O plano de ação aprovado incluiu a convocação para realizar uma quarta jornada de apoio Cinco dias pelos Cinco em Washington DC, em setembro do próximo ano, bem como o apoio à iniciativa de fazer uma conferência internacional na África do Sul no primeiro semestre de 2015.

Fonte : Prensa Latina