Começa em Cuba o 10º Colóquio Internacional de Solidariedade aos Cinco

O 10º Colóquio Internacional de solidariedade com os cinco cubanos antiterroristas e contra o terrorismo começa nesta quinta-feira (11) no Palácio de Convenções de Havana, em Cuba, e contará com a presença de aproximadamente 300 delegados de 50 países.

Cinco Cubanos

Este encontro, que encerra nesta sexta-feira (12), se desenvolve como parte da Jornada Mundial pela liberdade dos lutadores cubanos injustamente presos nos Estados Unidos.

De acordo com os organizadores, a jornada terá atividades entre os dias 4 de setembro e 6 de outubro em 47 países.

Esta iniciativa centraliza o clamor popular contra o terrorismo e em defesa da liberdade de Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antônio Guerrero, que foram arrastados pelas autoridades norte-americanas em 1998 junto a René González e Fernando González para prevenir ações violentas que eram impulsionadas do território estadunidense contra Cuba por grupos terroristas.

René e Fernando voltaram a Cuba, mas vão completar em regime semiaberto suas respectivas penas, enquanto os três restantes ainda cumprem largas condenações. Por isso há uma enorme campanha internacional que pede a liberdade para que eles possam voltar à ilha e viver com suas famílias.

De acordo com o programa previsto para o Colóquio, foi organizado um painel com os familiares dos Cinco – como são conhecidos internacionalmente – enquanto os delegados irão se reunir em grupos para elaborar novas estratégias e ações para continuar a luta pela liberdade de Gerardo, Ramón e Antonio.

A presidenta do Comitê Internacional de Solidariedade com os Cinco, Graciela Ramírez, informou que está previsto para a sexta-feira (12) uma vigília em frente à Casa Branca, em Washington. De acordo com ela, a vigília será replicada em frente as embaixadas dos Estados Unidos em diversos países do mundo.

Fonte: Prensa Latina