Simulador do TSE permite ao eleitor testar urna eletrônica 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou à disposição da população um simulador de votação na urna eletrônica. Em vez dos mais de 26 mil candidatos que se registraram para as eleições deste ano, o sistema traz nomes e partidos fictícios, mas reproduz com fidelidade todo o processo de votação, permitindo ao eleitor testar a urna eletrônica na escolha de deputados estaduais (ou distritais), federais, senador, governador e presidente da República.

Simulador Urna Eletrônica

Seja para quem vai votar pela primeira vez, seja para quem deseja relembrar como funciona o sistema de votação digital no Brasil, vale a pena testar o simulador do TSE.

Há também um pequeno guia sobre como votar corretamente, corrigir o voto, votar na legenda e votar em branco. É recomendável que o eleitor espere a foto do candidato aparecer. “Caso a foto que apareça não seja a sua opção, ele [eleitor] deverá apertar a tecla corrige, voltará na tela inicial em branco, e, assim, digitar a opção que realmente deseja e confirmar”, indica.

Outra dica é que o eleitor leve uma "cola" com os números de seus candidatos, para que haja, dessa forma, mais agilidade no momento da votação.

Com informações da Agência Senado