Tropas militares israelenses invadem Gaza e arrasam plantações

Veiculos tripulados por soldados israelenses invadiram nessa sexta-feira (19) regiões da faixa de Gaza e arrasaram plantações em outra violação da interrupção do cessar-fogo do mês agosto passado.

Ataque Palestina - Telesur/ Arquivo

Como os israelenses denunciaram várias rupturas do acordo de cessar-fogo que suspendeu uma agressão militar de Tel Aviv que custou a vida de mais de 2.100 civis da faixa, em sua maioria mulheres e crianças, segundo estatísticas da ONU.

As pás mecânicas chegaram na aldeia de Karara, próximo da cidade de Khan Younis, uma das mais castigadas pelos bombardeios israelenses de julho e agosto passados, e demoliram as plantações que constituem o meio de vida de várias famílias, disseram testemunhas.

No início desta semana, pescadores palestinos denunciaram várias vezes que foram obrigados a regressar a terra, devido a disparos da Marinha de Guerra israelense e, na quarta-feira, um homem morreu em um desses incidentes.

Horas depois, porta-vozes militares israelenses disseram que uma saraivada de morteiros caiu em seu território sem causar danos humanos nem materiais.

A frágil trégua será posta à prova nos próximos dias, com o reinício das negociações indiretas entre ambas partes no Cairo, à espera apenas da data, que depende da decisão dos anfitriões egípcios, segundo porta-vozes do Hamas, o grupo islamista que controla de fato a Faixa de Gaza.

Fonte: Prensa Latina