Evo Morales abre 1ª Conferência de Povos Indígenas da ONU

O presidente da Bolivia, evo Morales, vai inaugurar, nesta segunda-feira (22) a primeira Conferência Mundial dos Povos Indígenas na sede da ONU, em Nova York, no marco do 69º período de sessões da Assembleia Geral do organismo. O evento conta com a presença de mandatários da América Latina e do mundo.

Evo Morales - Centro de Notícias da ONU

“Na segunda-feira o presidente vai inaugurar a Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas”, informou o ministro da Presidência boliviana, Juan Ramón Quintana, durante uma entrevista com uma cadeia de meios estatais.

Segundo o vice-ministro da Coordenação com os Movimentos Sociais, Alfredo Rada, os temas centrais abordados neste fórum são a consulta prévia, livre e informada, terra e território, soberania alimentar, meio ambiente e demanda marítima.

A conferência que integra as atividades do 69º período de sessões da Assembleia Geral da ONU, vai contar com 2.200 representantes de povos indígenas de sete regiões do mundo e cerca de 100 países com população indígena. Na ocasião será homologada a Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas do Mundo, aprovada em 2008, baixo uma iniciativa da Bolívia.

Fonte: Telesur