Putin destaca setor defensivo russo e êxito sobre sanções

O presidente Vladimir Putin destacou a notável recuperação do setor defensivo russo na última década, e sustentou que este país superará as dificuldades provocadas pelas sanções do Ocidente, destaca nesta segunda-feira (22) o diário oficial Gazeta Russa.

Vladímir Pútin - RIA Novosti

“Nosso setor defensivo tem renascido das cinzas, como a ave fênix, e tem alcançado avanços muito notáveis”, afirmou o presidente, ao mesmo tempo em que exortou a continuar avançando apesar das dificuldades criadas pelas represálias econômicas dos Estados Unidos e seus aliados.

A Gazeta Russa relata uma reunião realizada na sexta-feira (19) pelo chefe do Kremlin por ocasião do Dia do Armeiro com jovens cientistas na cidade fechada de Sarov, centro chave da indústria nuclear militar russa.

Durante sua intervenção, o estadista sublinhou que não só se referia à manutenção do nível adequado do componente chave da segurança da Rússia, o arsenal nuclear estratégico, mas também aos armamentos modernos baseados em novos princípios físicos.

Recordou o líder russo que Moscou realiza a maior modernização de sua indústria militar e de defesa das últimas duas décadas, e a propósito fez referência às sanções do Ocidente contra a Rússia devido a sua rejeição à ruptura da ordem constitucional em Kiev.

“Devemos agradecer a alguns sócios nossos que, ao impor por motivos políticos certas restrições de caráter econômico, nos fazem trabalhar”, expressou.

“Pode ser elaborado todo tipo de projeto de diversificação econômica, mas há pouco estímulo para implementá-los enquanto nos asseguramos em aproveitar as exportações de hidrocarbonetos e tivermos o princípio de que podemos importar tudo desde ultramar”, enfatizou. “Quando a vida põe provas que devemos superar não temos outro remédio a não ser fazê-lo e o faremos”.

Uma pesquisa do centro de estudos sociológicos Levada estima em 30% o número de russos que consideram que Putin consolidou a posição internacional de Moscou.

Outra pesquisa do Levada revelou que em agosto a popularidade de Putin permaneceu acima de 80% por quatro meses consecutivos apesar das sanções do Ocidente contra a Rússia.

Fonte: Prensa Latina