Rússia está insatisfeita com ataques dos EUA na Síria

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou que os EUA e os seus aliados devem acordar com as autoridades da Síria os ataques contra as posições dos guerrilheiros do Estado Islâmico no país.

Lavrov - Reuters / Sergey Karpukhin

O Ministério do Exterior sublinha também que “os iniciadores dos cenários de força unilaterais têm toda a responsabilidade jurídica internacional pelas suas consequências”.

Antes, o presidente russo Vladimir Putin declarou também, numa conversa telefônica com Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, que os ataques contra o grupo que se denomina de Estado Islâmico na Síria não devem ser efetuados sem o acordo do governo de Bashar Assad.

A Rússia já havia alertado os norte-americanos sobre a quebra de soberania síria. Para Moscou, não existe justificativa para um ataque sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU e sem uma coordenação das autoridades da Síria.

Pessoas ligadas ao governo sírio também já questionaram a coalizão, da qual fazem parte países que financiam grupos contrários que tentam derrubar o governo de Damasco.

Da redação do Vermelho,
com informações da Voz da Rússia