UJS repudia ação da PM de São Paulo que assassinou um trabalhador

A UJS emitiu uma carta em repúdio à ação despreparada da Polícia Militar de São Paulo que assassinou um trabalhador na última quinta-feira (18), durante uma batida policial no centro da capital paulista. Um vídeo que circulou amplamente na internet mostra o exato momento em que o PM dispara em direção à cabeça do jovem que tentava defender seu colega de profissão.

Violência policial - Reprodução

A entidade vê o resultado deste despreparo policial como o estopim para exigir a desmilitarização e classifica a ação como o “colapso da segurança pública do Estado e o descaso do governo paulista em relação à sua população”.

Confira a carta na íntegra:

“Gostaríamos de demonstrar nossa indignação em relação a ação arbitrária e desumana da Polícia Militar de São Paulo, corporação representante do governo que a 20 anos transforma o Estado em uma zona altamente militarizada, que na última quinta-feira (18), assassinou a sangue frio um trabalhador brasileiro no meio da rua enquanto tentava evitar o espancamento do seu colega de profissão.

Estamos absolutamente consternados com o fato e agora, mais do que nunca, gritaremos a plenos pulmões pela desmilitarização da polícia que tantas vidas tira, e continuará tirando, diariamente das classes historicamente oprimidas em nosso país.

Não podemos mais aceitar que o povo paulista seja refém da truculência da Polícia Militar, herança da ditadura, que representa o colapso da segurança pública do Estado e o descaso do governo paulista em relação à sua população.

O modelo de segurança pública no país necessita de profundas transformações. E isso, temos ciência, extrapola a questão da desmilitarização. O povo, sobretudo negros e jovens da periferia, não pode continuar vítima do Estado". 

Da redação do Portal Vermelho