China pede que os EUA cumpram os princípios da Carta da ONU
Os Estados-Membros devem respeitar os princípios da Carta das Nações Unidas (ONU), afirmou nesta terça-feira (23) a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, referindo-se aos recentes ataques de Washington contra as posições do grupo Estado Islâmico (EI), no norte da Síria.
Publicado 24/09/2014 09:40
Chunying disse que as tentativas de combater ao terrorismo devem ser conduzidas sob os princípios da Carta das Nações Unidas, para evitar complicações na situação do Oriente Médio.
Ela também enfatizou que Pequim sempre apoiou os esforços da comunidade internacional para combater o terrorismo e insistiu por ações em conjunto e com maior coordenação para erradicar os problemas da região.
A porta-voz da chancelaria chinesa disse que a visão de Pequim na luta contra o terrorismo não indica qualquer plano desse país para se juntar aos Estados Unidos na campanha militar contra EI.
Os Estados Unidos e seus aliados na, terça-feira, lançaram seus primeiros ataques aéreos em território sírio, sob o pretexto de combater o EI, ofensivas estas que deixaram dezenas de mortos, incluindo oito civis, sendo três crianças.
Enquanto isso, a Síria tem afirmado repetidamente que irá considerar como uma violação de sua soberania qualquer medida não autorizada dos Estados Unidos e seus aliados no seu território.
Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores sírio reiterou a sua vontade de cooperar com os países que seriam direta ou indiretamente afetados pelo terrorismo, exortando o respeito pela "soberania nacional" e da proteção dos civis na Síria.
O EI, com milhares de membros europeus e americanos, controla várias áreas do norte da Síria e do território iraquiano.
Fonte: Hispan TV