Campanha de Dilma pede ao TSE direito de resposta contra ofensas 

A coligação Com a Força do Povo encaminhou nesta quarta-feira (24) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dois pedidos de direito de resposta a propagandas eleitorais dos candidatos opositores Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) veiculadas na televisão na noite de terça-feira (23), com informações inverídicas e ofensas à dignidade e a honra da presidenta e candidata à reeleição, Dilma Rousseff.

Eleições 2014 LOGO DO VERMELHO

O presidente Nacional do PT e Coordenador Geral da campanha de Dilma, Rui Falcão, explicou as razões para a decisão do PT. “O caso mais grave é o da candidata do PSB, cujo programa contém afirmações inverídicas, e já está passando dos limites”.

Leia também:
Candidato tucano Aécio Neves mente em propaganda sobre Porto de Mariel

A propaganda eleitoral de televisão de Marina Silva se vale de termos como “caso de polícia” e “dinheiro de corrupção”, ao apontar irresponsavelmente a presidenta Dilma por supostos escândalos e rombos na Petrobras.

“Em seu programa, Marina afirma o fato sabidamente inverídico e mentiroso de que o Tribunal de Contas da União (TCU) responsabiliza a presidenta Dilma pelo caso Pasadena”, explicou o advogado Flávio Caetano, chefe do Departamento Jurídico da Coligação Força do Povo.

Caetano ressaltou que o TCU isentou a presidenta Dilma de qualquer responsabilidade em relação a esse caso, em acórdão publicado no dia 23 de julho deste ano. Segundo o advogado, o TSE tem sido claro ao defender que as campanhas componham um debate de ideias políticas, e que não devem desbordar para fatos inverídicos e para ofensas.

Baixo nível

Já a propaganda de Aécio Neves, além de caluniosa, confunde o eleitor ao falar sobre financiamento de bens e serviços brasileiros para a construção de um porto em Cuba, por parte do governo Dilma. Caetano apontou as inverdades da propaganda do PSDB: “A propaganda do PSDB afirmou que o governo do PT não entrega obras, não planeja, que é um governo de improviso, mas que consegue entregar obras fora do país, e cita o Porto de Mariel, em Cuba”.

Rui Falcão lembrou que “80% dos equipamentos e serviços do Porto de Mariel é feito por empresas brasileiras, gerando empregos para o Brasil e abrindo possibilidades através do porto para exportações brasileiras para o Caribe”, afirmou Falcão.

Rui Falcão disse ainda que está na hora de dar um basta nesse tipo de campanha de baixo nível. “Nós temos mais 12 dias e mais dois debates na TV, e esperamos que a campanha se paute em propostas, num debate de nível”, disse Rui Falcão.

Da Redação em Brasília
Com Imprensa PT