Ocidente deve assumir sua culpa no surgimento do terrorismo, diz Irã

O presidente da República Islâmica do Irã, Hasan Rohani, afirmou que "os erros estratégicos do Ocidente no Oriente Médio, Ásia Central e do Cáucaso transformaram essa parte do mundo em um refúgio para terroristas e extremistas ".

Hassan Rohani na ONU - ONU

"Agressão militar contra o Afeganistão e o Iraque e as interferências indevidas no desenvolvimento da Síria são exemplos claros desse foco estratégico equivocado sobre o Oriente Médio", disse Rohani em seu discurso na 69ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, EUA. 

Além disso, o líder persa voltou a denunciar que a violência no Oriente Médio "agora está generalizada para outras partes do mundo como uma doença contagiosa", tornando-se um problema global.

O presidente iraniano ressaltou ainda que a fobia contra o Oriente Médio é fruto da hegemonia e do racismo, acrescentando que se não houver esforços para enfrentar o extremismo e a violência “amanhã o mundo não será seguro para ninguém".

Apontando que grupos extremistas foram criados por países que não podem pará-los agora, Rohani ressaltou que "a repetição desses erros é intrigante."

Além disso, criticando a presença de terroristas em diferentes países da região, cuja única ideologia é o extremismo, o presidente iraniano disse que estes procuram eliminar a civilização, para promover a islamofobia e preparar o terreno para facilitar a participação de estrangeiros na região.

Segundo Rohani, todos os que têm desempenhado um papel na criação e fortalecimento desses grupos terroristas devem admitir seus erros e pedir desculpas para o passado e para o futuro.

Da redação do Vermelho,
com informações da Hispan TV