BRICS realizam encontro paralelo durante Assembleia da ONU

Aconteceu, nesta quinta-feira (25), o encontro entre os representantes dos países que formam o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em um evento paralelo a realização da Assembleia Geral da ONU.

BRICS - Xinhua

O chanceler chinês, Wang Yi, manifestou que o encontro dos líderes dos países dos BRICS em Fortaleza deu nova força e vigor ao grupo. “Todos os países devem aproveitar a oportunidade para traçar um programa estratégico de futura cooperação econômica e iniciar o processo da criação do banco dos BRICS e o estabelecimento de reservas emergentes”, disse.

Segundo ele, “as questões de segurança e política internacional, devem se normalizar as coordenações e apresentar soluções políticas para questões internacionais de foco, de modo que seja elevada a influência dos BRICS”.

Os chanceleres participantes concordaram em consolidar a parceria econômica, reforçar coordenações no combate internacional antiterrorista, na epidemia Ebola e nas questões da Palestina e Ucrânia, a fim de salvaguardar a paz e a segurança mundial.

Eles chegaram à unanimidade em apoiar as atividades em homenagem à fundação da ONU e ao 70º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial, esforçando-se para defender a ordem internacional igualitária e justa, estipulada na Carta da ONU.

Da redação do Vermelho,
com informações da Rádio China Internacional