Conselho de Direitos Humanos da ONU vai investigar fundos abutres

O conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou nesta sexta-feira (26) a resolução impulsionada pela Argentina, que condena os fundos abutres e ordena a realização de uma investigação sobre suas atividades e consequências.

Assembleia geral da ONU sobre os fundos abutres - Telesur

Com 33 votos a favor, 5 contra e 9 abstenções, a resolução constitui um importante passo no organismo internacional, logo depois da histórica resolução que convoca a estabelecer um marco para futuras reestruturações.

A decisão adotada pelo Conselho de Direitos Humanos foi celebrada em Genebra, na Suíça, pelo chanceler Héctor Timerman. Ele destacou que “a resolução terá consequências muito positivas para todo o mundo”, já que não somente condena o acionar dos fundos abutres, mas também ordena realizar uma investigação sobre suas atividades.

“É a primeira vez que as Nações Unidas vão investigar as atividades que realizam estes especuladores internacionais e as consequências de suas ações sobre os povos de todo o mundo”, agregou Timerman em uma coletiva de imprensa realizada em Genebra depois da aprovação da resolução proposta pela Argentina.

Disse ainda que a medida “não é contra um país, mas contra um grupo de especuladores internacionais, verdadeiros piratas do século 21 que, com suas ações, assolam os povos e os países onde podem desenvolver suas atividades”.

Fonte: Telesur