Comunidade paraguaia comemora Dia da Juventude em São Paulo
A presença da comunidade paraguaia na capital paulista cresce a passos largos, em busca de condições de vida melhores às proporcionadas no Paraguai, os jovens adotam São Paulo como terra para viver. Mas as tradições são seguidas à risca, e foi com esta intenção que a Associação Japayke realizou uma festa em comemoração ao Dia da Juventude neste domingo (28), na praça Areião, tradicionalmente ocupada pelo povo paraguaio.
Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho
Publicado 29/09/2014 12:05

A festa, realizada em parceria com o Cebrapaz, contou com a apresentação de artistas do Brasil, Bolívia, Equador, El Salvador e Paraguai. Além de participantes da Colômbia e do Peru. Através das apresentações foi possível identificar que, apesar de países diferentes, os jovens compartilham a mesma realidade ao chegar ao Brasil: extensas horas de trabalho que tornam a rotina análoga à escravidão.
Milhares desses jovens chegam ao Brasil apenas com um sonho na mochila: juntar dinheiro para ajudar a família e retornar a seus países, mas, muitas vezes, não conseguem se consolidar em solo tupiniquim, além de enfrentar dificuldades com documentação e a barreira do idioma. A Japayke busca – por meio de atividades culturais, debates e ações de integração – esclarecer os jovens imigrantes sobre seus direitos e deveres, além de orientá-los para agir da melhor forma com relação às ofertas de trabalho.
Festas, como esta realizada neste domingo, conseguem fortalecer os laços, não só do povo guarani, mas das demais comunidades de imigrantes da América Latina residentes em São Paulo.
Confira a galeria de imagens: