Vox Populi e CNT/MDA confirmam favoritismo de Dilma

Nas duas pesquisas de intenções de voto para o cargo de presidente da República, divulgadas na última segunda-feira (29/09), a candidata do PT lidera na preferência do eleitor.

Na pesquisa Vox Populi, encomendada pela Rede Record, Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto. Marina Silva (PSB) está em segundo lugar e aparece com 24% das intenções, seguida por Aécio Neves (PSDB) com 18%. Se comparada à ultima pesquisa do mesmo instituto, Marina tinha 22% das intenções de voto e Aécio, 17%. Dilma manteve a mesma porcentagem.

Considerando os votos válidos, Dilma tem 48,2%, Marina 28,9% e Aécio 21,7%. A presidenta que disputa a reeleição precisa conquistar apenas 1,8% dos votos para ser eleita ainda no primeiro turno, sem a necessidade de uma segundo turno.

Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) tiveram 1% das intenções de voto cada um. Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) tiveram menos de 1% das intenções. Brancos e nulos somam 6% e 11% não souberam indicar um candidato ou não quiseram responder.

Na consulta sobre um provável segundo turno, Dilma venceria Marina com 46% das intenções contra 39% da candidata do PSB. Brancos e nulos somariam 9%, e 6% seriam os indecisos. Já numa disputa entre Dilma e Áecio, a petista venceria o tucano com 48% contra 38%. Os votos brancos ou nulos seriam 9%, e os indecisos 5%.

Foram feitas 2 mil entrevistas em 147 cidades. O levantamento foi no sábado (27) e domingo (28). A margem de erro é 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O número de registro na Justiça Eleitoral é BR-00888/2014.

CNT/MDA

Pesquisa CNT/MDA também mostra que a candidatura da presidenta Dilma Rousseff à reeleição registrou nova alta. Na pesquisa estimulada, a petista obteve 40,4% das intenções de voto, contra 25,2% de Marina Silva (PSB) e 19,8% de Aécio Neves (PSDB).

Na simulação de um eventual segundo turno, Dilma obteve nove pontos de vantagem sobre Marina. A petista registrou 47,7% e a candidata do PSB, 38,7%. Na pesquisa divulgada na última semana, elas apresentavam empate técnico. A petista tinha 42% das intenções de voto, contra 41% de sua opositora. Na simulação com Aécio, a vantagem de Dilma é ainda maior: 49,1% contra 36,8%. Se a disputa ocorresse sem Dilma, Marina teria 41,1% das intenções de voto e o candidato do PSDB, 36%.

A pesquisa ouviu 2002 pessoas entre os dias 27 e 28. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.


De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações das agências de notícias)