Ibope e Datafolha: Aumenta vantagem de Dilma

Nas duas consultas divulgadas na última quinta-feira (02/10), os números confirmam o crescimento de Dilma Rousseff (PT) e o acirramento entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) na disputa para o segundo turno para a Presidência da República. Os dados mostram ainda, nas vésperas das eleições, o quadro indefinido no cenário da eleição presidencial.

Nos números do Ibope, a presidenta que pleiteia a reeleição tem 40% das intenções de voto. A candidata do PSB apresentou 24%, enquanto o tucano somou 19%. Segundo a nova pesquisa, se comparada à pesquisa anterior divulgada na última terça-feira (30/09), Dilma e Marina oscilaram dentro da margem de erro e Aécio se manteve no mesmo patamar da consulta anterior. Dilma tinha 39%, Marina, 25%, e Aécio se manteve com 19%.

Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) tiveram, cada um, 1% das intenções de voto. Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO), juntos, ficaram com 1%. Votos nulos ou brancos somaram 8% e os indecisos, 7%.

Ainda segundo o Ibope, levando-se em conta apenas os votos válidos, descontando os votos brancos e nulos, Dilma teria 47%, Marina, 28% e Aécio, 22%, Luciana Genro, 1%, e Pastor Everaldo, 1%. Os demais teriam menos de 1%. Este é o mesmo procedimento usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer a disputa no primeiro turno, o candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.

Mais Ibope

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro em pesquisa encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00942/2014.

Esta é a penúltima pesquisa Ibope antes das eleições, a última será divulgada sábado (4).


Datafolha: PSB e PSDB em empate técnico

Os números da pesquisa Datafolha, também divulgada na última quinta-feira (02) mostram a liderança da candidata do PT à reeleição. Dilma tem 40% das intenções de votos, seguida por Marina, com 24%, e Aécio, com 21%. Dada a margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois últimos candidatos estão em empate técnico. Na pesquisa anterior, apresentada na última terça-feira (30/09), Dilma tinha 40%, Marina, 25%, e Aécio, 20%.

Os candidatos do PSC, Pastor Everaldo, do PSOL, Luciana Genro, e do PV, Eduardo Jorge, marcaram, cada um, 1% cada das intenções de voto. Zé Maria, do PSTU; Eymael, do PSDC; Levy Fidelix, do PRTB; Mauro Iasi, do PCB; e Rui Costa Pimenta, do PCO, têm juntos 1%. Votos nulos ou brancos somam 5% e os indecisos são também 5%.

Em relação aos votos válidos, excluídos brancos, nulos e indecisos, Dilma teria 45% dos votos, Marina, 27%, Aécio, 24%. Luciana Genro, Pastor Everaldo e Eduardo Jorge, teriam, cada um, 1%. Os demais candidatos teriam menos de 1%.

Mais Datafolha

O Datafolha ouviu 12.022 eleitores em 433 municípios do país nos dias 1º e 2 de outubro.

O nível de confiança é 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00933/2014.


De Fortaleza,
Carolina Campos