Rússia considera necessário restaurar fornecimento de gás à Ucrânia

A Rússia considera necessário restaurar o fornecimento de gás à Ucrânia a fim de garantir uma passagem tranquila do inverno, declarou o ministro da Energia russo, Alexander Novak, durante um encontro com o primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev.

Gás na Ucrânia - Voz da Rússia

O ministro lembrou que, em 26 de setembro, teve lugar mais uma rodada de consultas trilaterais entre a União Europeia, Rússia e Ucrânia, após uma pausa de quase três meses. "É claro que, em primeiro lugar, o objetivo das negociações é a retomada do fornecimento de gás à Ucrânia e a determinação do mecanismo de reestruturação da dívida acumulada e da fonte de financiamento dessa dívida", disse Novak.

"Avaliamos a situação como complexa, e a nossa preocupação é partilhada pela Comissão Europeia. Visto que o volume de gás, acumulado em instalações de armazenamento subterrâneo de gás na Ucrânia, não é suficiente, de acordo com a análise do balanço de energia, para a passagem normal do período de outono-inverno, sem a renovação das entregas de gás à Ucrânia", disse o chefe do Ministério da Energia da Rússia

Fonte: Voz da Rússia