Lula Morais critica força do poder econômico nas eleições

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) questionou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da última terça-feira (07/10), o sistema eleitoral brasileiro. Conforme avaliou, a força do poder econômico tem influenciado bastante no resultado das eleições, “produzindo uma distorção muito forte na representatividade do Parlamento”.

Segundo Lula Morais, 248 parlamentares federais, segundo dados da Câmara Federal, podem ser considerados “milionários”, o que exige que o processo eleitoral seja avaliado com “profundidade”. Na opinião do deputado, não é à toa que a crescente compra de votos faz com que muitos candidatos completamente anônimos sejam eleitos, enquanto outros, com uma vida política reconhecida, não o consigam.

Lula Morais frisou que sua campanha não foi “franciscana”, mas teve uma estrutura adequada para apresentar à população seu nome e sua atuação na vida pública. “Não comprei votos, entretanto; e talvez por isso tenha sido excluído das eleições. Mas prefiro assim”, disse.

O parlamentar lamentou não ter sido reeleito para o Parlamento Estadual, mas disse que tem “a sensação de dever cumprido e que deixará a AL pela porta da frente”.

Em aparte, o deputado Paulo Facó (PTdoB) lembrou que já se sabia que alguns candidatos tinham sido eleitos mesmo antes de a votação acontecer. “Isso é uma demonstração patente do poder dos milionários”, ressaltou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa