China e Rússia negociam construção do gasoduto Rota Oeste

A China e a Rússia devem fazer progressos nas negociações sobre a construção da Rota Oeste do gasoduto este ano, informou Cheng Guoping, vice-ministro das Relações Extriores da China na quarta-feira (8).

Relações Rússia e China

"Os departamentos de energia dos dois países estão ocupados com as negociações sobre a construção do gasoduto. Acreditamos que haverá progresso neste ano", disse Cheng em uma coletiva de imprensa antes da visita à Europa do premiê chinês, Li Keqiang.

O premiê visitará a Alemanha, Rússia, Itália e a sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) de 9 a 15 de outubro.

Também participará da 10ª cúpula da Reunião Ásia-Europa (ASEM, em inglês) a ser realizada em Milão de 16 a 17 de outubro.

O trecho Rota Oeste será outro grande projeto para a China e a Rússia, além da Rota Leste do gasoduto China-Rússia, de gás natural, cuja construção começou em agosto na Sibéria, leste russo.

Os campos de gás de Chayandin e Kovyktin, no leste da Sibéria, serão as fontes principais de abastecimento quando o gasoduto começar a transportar gás natural para a China em 2018. Através dele, o lado russo exportará para o chinês 38 bilhões de metros cúbicos de gás anualmente por 30 anos, a partir de 2018.

Os dois países também construíram juntos e colocaram em operação um oleoduto China-Rússia no Extremo Oriente. Em 2013, a China importou 24,35 milhões de toneladas de petróleo bruto, 27,28 milhões de toneladas de carvão e 3,5 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade da Rússia.

Fonte: Xinhua