Banco central da China continuará política monetária "prudente"

A China continuará sua política monetária prudente, com o uso flexível de instrumentos monetários e manterá a liquidez "moderada" para atingir um crescimento razoável nos créditos e no financiamento social, disse no domingo o banco central.

Banco Central da China

Depois que seu comitê de política monetária concluiu sua reunião trimestral, o Banco Popular da China (BPC) disse que observará de perto os acontecimentos na economia e nas finanças nacionais e internacionais, assim como as mudanças nos fluxos de capital internacionais.

A economia chinesa desenvolve-se dentro de uma "faixa apropriada" em que os preços permanecem estáveis, mas a segunda maior economia do mundo continua enfrentando situações complexas, disseram os participantes na reunião.

O tom da declaração coincide em grande parte com a prévia emitida em 7 de julho depois da reunião trimestral, porém a mais recente reunião sublinha que as situações complicadas não podem ser subestimadas.

A economia dos Estados Unidos está mostrando mais sinais positivos e a eurozona está intensificando outra vez os esforços para a flexibilização da política monetária. No entanto, a economia real de alguns mercados emergentes está enfrentando uma série de dificuldades, disseram os participantes na reunião.

Na reunião se pediu para melhorar a estrutura do financiamento e do crédito, aprofundar a reforma do sistema financeiro e fortalecer a capacidade do setor financeiro para facilitar a economia real.

O comitê de política monetária também pediu uma reforma das taxas de juros orientadas ao mercado e a reforma da fixação da taxa de câmbio do reminbi para mantê-lo essencialmente estável em um nível razoável e equilibrado.

Fonte: Rádio Internacional da China