Governo de Hong Kong fará encontro com manifestantes 

O governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong irá realizar o primeiro encontro formal com representantes da Ocupação do Centro na tarde de sexta-feira (10), disse um oficial do governo.

Hong Kong

A data para a reunião formal foi acordada na terceira conversa preliminar realizada na terça-feira entre o governo de Hong Kong e representantes dos estudantes.

Lau Kong-wah, sub-secretário dos assuntos constitucionais de Hong Kong, disse depois da conversa preliminar que o governo e três representantes dos estudantes alcançaram um consenso sobre a hora do encontro, já o local do encontro ainda será determinado.

De acordo com Lau, os dois lados irão discutir duas questões durante a reunião: a "base constitucional do desenvolvimento constitucional" e a "provisão legal do desenvolvimento constitucional". Cada lado poderá enviar cinco membros para o primeiro encontro.

Lau disse que o processo inteiro de encontro formal será aberto à mídia e os dois lados irão determinar a data para a segunda rodada do encontro após a reunião de sexta-feira.

Mesmo com a evolução nas negociações entre os estudantes e o governo de Hong Kong, alguns manifestantes estão céticos sobre os resultados. Apesar de o número de pessoas nas ruas estar reduzido a algumas centenas, depois de os protestos em massa terem reunido milhares, os que restam nas barricadas dizem não ter intenção de deixar as ruas.

"Este é um lugar importante. Devemos ficar aqui independentemente de quantas pessoas temos", disse Helix Kwok, um estudante de 18 anos que se mantinha, hoje (8), acampado à porta do gabinete do chefe do Executivo.

Da redação do Vermelho,
com informações da Rádio China Internacional e da Agência Brasil