João Ananias repudia manifestações preconceituosas contra nordestinos

Na Tribuna da Câmara, na última quarta-feira (08/10), o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) falou sobre as manifestações preconceituosas contra os nordestinos após as eleições do primeiro turno.

Ele destacou especialmente as declarações feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) sobre os eleitores do Norte e Nordeste do País. “O incoerente Fernando Henrique, enquanto estava se elegendo, contando com os votos dos pobres nortistas e nordestinos, em nada reclamou e muito menos os discriminou”, observou. Ele destacou que os insanos ataques aos pobres, nortistas e nordestinos nas redes sociais, se fortalecem com posições intoleráveis como as proferidas pelo FHC.

Discurso na íntegra

Venho a esta Tribuna para repudiar as manifestações doentias, injustas e preconceituosas contra o povo nordestino. Destaco a infeliz colocação do ex-presidente e "Sociólogo" Fernando Henrique Cardoso, ao afirmar que os eleitores do PT são "menos informados e mais pobres", com o intuito de relaciona-los a Dilma, principalmente após a grande votação que ela teve no Norte e Nordeste, no 1º turno desta eleição. O FHC pensa que o povo esqueceu o que ele escreveu e fez, como chegou a pedir. Ele pensa que esquecemos o resultado das eleições nas quais ele venceu justamente o Lula, em 1994 e 1998. Em 1994: Região Norte, Fernando Henrique teve 1.950.874 (58,87%) dos votos e Lula do PT, 845.865(25,52%). Região Nordeste: Fernando Henrique teve 8.277.031(57,59%) dos votos e Lula do PT, 4.352.890(30,29%). Na eleição seguinte, em 1998, Na Região Norte: FHC teve 2.027095 votos e Lula teve 988.841. Região Nordeste: FHC teve 7.397.722 enquanto Lula teve 4.904.753.

O incoerente Fernando Henrique enquanto estava se elegendo, contando com os votos dos pobres Nortistas e Nordestinos, em nada reclamou e muito menos os discriminou. Com a migração desses votos para Lula e Dilma, cansados das vãs promessas, não cumpridas, e do crescimento da miséria e das desigualdades, agravadas nos seus dois mandatos de Presidente, agora são grosseiramente desqualificados. Essa postura vinda de alguém movido pelo calor da disputa já é absolutamente inaceitável, imaginem de um ex-Presidente, que tem por obrigação se comportar melhor em respeito ao povo Brasileiro, que o elegeu para dois mandatos.

Os insanos e irresponsáveis ataques aos pobres, Nortistas e Nordestinos, nas redes sociais, se fortalecem com posições intoleráveis como as proferidas pelo FHC, que pela idade e experiência que tem, tinha que ter aprendido, a não ser que sejam as primeiras manifestações de demência senil ocasionadas pela idade. Quanto aos demais insanos que confundem o direito de escolher livremente uma candidata, ou candidato, premissa elementar da democracia, deveriam, aí sim, ler e se informar melhor o que aconteceu no Norte, Nordeste e no Brasil, no reinado das elites, tão bem representadas pelo Fernando Henrique e muitos outros Tucanos.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)