Argentina vai lançar seu primeiro satélite ao espaço

O Arsat-1 será lançado ao espaço na próxima quinta-feira (16) desde a base de Kourou, na Guiana Francesa, pela empresa francesa Arianespace, que colocou à disposição a Argentina um de seus maiores foguetes lançadores, o Ariane 5.

Arsat-1 - Telesur

O satélite de telecomunicações foi montado ao foguete Ariane 5 com êxito, todos os testes já foram realizados com sucesso pelos técnicos e cientistas argentinos que comprovaram a compatibilidade dos sistemas que responderam às ordens do centro de controle sem problemas.

O presidente da Arsat, Matías Bianchi, afirmou que o satélite “é produto de um grande compromisso do governo nacional com o desenvolvimento da indústria espacial argentina”.

Há algumas semanas o satélite passou com êxito em todos os ensaios operacionais do subsistema de propulsão, caga útil e sistema elétrico por subsistemas (denominados Teste de Desempenho do Lançamento do Sistema Elétrico (Lsepet) por sua sigla em inglês).

O Arsat-1 é o primeiro dos satélites do sistema de telecomunicações argentino, integra um plano que implica o desenho e fabricação de três satélites próprios, o lançamento e a operação pela Argentina.

O objetivo é aumentar as capacidades do país em matéria de telecomunicações, defender as posições orbitais atribuídas à Argentina e impulsionar o desenvolvimento da indústria espacial.

Fonte: Telesur