Argentina inclui transmissão do canal “Russia Today” na TV aberta

A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, firmaram um acordo nesta quinta-feira (9), por meio de videoconferência, cujo propósito é levar o canal de notícias da Rússia “Russia Today” (RT) para a televisão argentina.

Videoconferência entre Cristina Kirchner e Vladimir Putin - Presidência da Argentina

“Estamos muito contentes de incorporar o sinal russo, traz um novo ângulo à nossa comunicação. O faremos por meio de canais próprios, sem a intermediação de canais internacionais que normalmente transmitem as notícias de acordo com seus interesses”, disse a presidenta.

Putin, por sua vez, indicou que se trata “de um novo evento memorável: a emissão do RT para a televisão argentina”, que vai contribuir para manter a relação “sólida, de peso e de confiança” entre os dois países.

“O direito à informação é tão inalienável como um direito humano, como o desenvolvimento veloz dos meios, esta área adquiriu um poder enorme”, disse o presidente russo.

Agregou ainda que “as severas guerras de informação para estabelecer um monopólio à verdade” devem ser enfrentadas com este tipo de iniciativas “de fontes de informações alternativas, assim é precisamente o canal de televisão RT que não impõe seu ponto de vista. Sempre está aberto ao debate de sua audiência. O canal oferece a oportunidade os próprios espectadores tomarem suas conclusões”.

Cristina afirmou também que “o acesso direto à informação e à verdade sem intermediários. Que sejamos nós mesmos que tomemos conhecimento” do que ocorre no mundo. A presidenta afirma que este fato deve ser celebrado pelos dois países.

“Este novo sinal vai aprofundar os laços de amizade e conhecimento entre Argentina e Rússia permitindo que nossas tradições, histórias e costumes sejam compartilhados”, afirmou.

O convênio sobre a incorporação do canal na grade da televisão digital aberta da Argentina foi firmado no mês de julho, durante a visita de Putin a Buenos Aires. O início das transmissões do RT na Argentina é um feito histórico pois até este momento, a inclusão de um meio de informação estrangeiro à rede não era possível.

Fonte: Telesur