Mulheres trabalhadoras do campo apoiam a reeleição de Dilma Rousseff

Trabalhadoras do campo, militantes da Contag, também conhecidas como “Margaridas” lançam nota em apoio à reeleição de Dilma Rousseff. As mulheres camponesas defendem a atual presidenta por ser representante do projeto político que melhorou consideravelmente a vida dos trabalhadores do campo na última década.

Margaridas com Dilma - Contag

“Apoiamos Dilma porque ela representa o anseio de todas as trabalhadoras que lutaram para sair da miséria, da injustiça, da opressão e de todas as formas de violência sofridas pelas mulheres”, diz a nota.

As margaridas elogiam a postura enérgica de Dilma frente à economia e fortalecimento do mercado interno que, consequentemente, gerou mais empregos e melhorou o poder aquisitivo do salário mínimo. Defendem também os investimentos em programas sociais por ser um projeto que incluiu milhões de pessoas antes abaixo da linha da miséria.

Neste sentido, as margaridas destacam o fato de parte dos programas sociais beneficiarem prioritariamente as mulheres, como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, que dão preferência à mulher ser a titular do cartão do benefício. Com isso, a independência da mulher enquanto chefe da família foi garantida.

As margaridas acreditam na transformação da sociedade por meio da educação, por isso valorizam os programas sociais cujo objetivo é garantir a entrada e permanência das crianças na escola, além de ampliar as possibilidades para os jovens ingressarem num curso superior.

Com relação à saúde, as margaridas defendem a ampliação do acesso ao SUS, proposta de Dilma Rousseff e afirmam que durante a primeira gestão da presidenta, as mulheres foram prioridade, principalmente no enfrentamento à mortalidade materna e infantil.

Relembram ainda que o governo de Dilma trabalhou com afinco para combater todo tipo de violência e discriminação contra as mulheres, além de garantir direitos e trabalhar para mudar os valores e transformar comportamentos, a fim de construir uma sociedade com igualdade entre os gêneros.

Por estes motivos as margaridas não só apoiam a reeleição de Dilma, como convocam todas as mulheres do país a defenderem este projeto de governo.

Confira a nota das margaridas na íntegra em PDF.

Por Mariana Serafini, da redação do Portal Vermelho