Evaldo Lima: Ciclofaixa de Lazer mudou a mentalidade dos fortalezenses

Fortaleza tem se redesenhado para as pedaladas. E, através dos novos caminhos abertos para as bicicletas no meio urbano, o cidadão da capital passa a ter a chance de qualificar a ocupação dos espaços públicos. Esse foi o tema destacado pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB), em sessão da Câmara Municipal de Fortaleza realizada na última terça-feira (14/10). O parlamentar falou a respeito da importância do transporte sobre duas rodas na busca por uma cidade melhor para se viver.

Evaldo ressaltou que a cidade avança com a implantação do Plano Diretor Cicloviário, com a implantação do Sistema de Bicicletas Compartilhadas e com os eventos recentes envolvendo a ocupação da nova Ciclofaixa de Lazer pelos ciclistas. Até o fim do ano, Fortaleza terá 40 estações de bicicletas compartilhadas na cidade. Além disso, os usuários do sistema de bilhete único terão acesso a essas bicicletas de forma gratuita. “Isso representa um grande avanço. É importante que nós percebamos que esse é um caminho que não dá mais para voltar atrás”, destacou.

Todos os domingos, das 7h às 13h, a Ciclofaixa de Lazer é aberta aos ciclistas das mais variadas faixas etárias. Inaugurada pela Prefeitura de Fortaleza no dia 21 de setembro deste ano, a nova rota oferece a quem gosta de pedalar um passeio agradável e seguro da Avenida Washington Soares à Rua Costa Barros, passando por Parque do Cocó, Praça Portugal, Beira Mar, Praia de Iracema e Praça Luiza Távora. Sobre a importância da abertura deste percurso, o vereador acredita ser um avanço para a figura do ciclista no cotidiano fortalezense.

"Essa ciclofaixa insere o ciclista na paisagem urbana. Ao longo dos demais dias da semana, os ciclistas acabam invisíveis em meio a tantos carros, ônibus e à própria questão da mobilidade. Nos domingos, agora a gente observa as famílias ocupando de forma qualificada os espaços públicos. É uma nova realidade que a cidade de Fortaleza está despertando nesse momento", afirmou Evaldo.

A ciclofaixa é um meio de lazer democrático. É oportunidade que temos para encontrar famílias, crianças, aqueles cidadãos que usualmente não circulam de bicicleta pela cidade. No momento que se tem uma ciclofaixa, mais e mais pessoas podem utilizar o transporte. Ainda segundo o parlamentar, críticas que acusam as ações municipais voltadas aos ciclistas de momentâneas não têm fundamento. “A implantação da Ciclofaixa de Lazer não é um evento, nem é circunstancial. É uma política pública permanente”, defendeu.

Evaldo defende que a ciclofaixa é um ponto de partida para mudanças na forma do cidadão de Fortaleza encarar a cidade. “Acreditamos que a Ciclofaixa de Lazer já está mudando a mentalidade dos fortalezenses e, aos poucos, semeando uma ideia que vai render muitos frutos para a cidade boa de viver”.

Vantagens de ser um ciclista

Andar de bicicleta não somente oferece ao ciclista a possibilidade de tornar mais íntimo o seu relacionamento com a cidade. A prática também traz benefícios a saúde e bem-estar. Bons exemplos disso são:

– Redução do colesterol;

– Aumento da imunidade do nosso organismo;

– Colaboração no combate ao estresse diário, deixando o indivíduo menos sujeito a ansiedade e depressão;

– Diminuição do risco de hérnias, por fortalecer músculos e ossos da zona lombar;

– Controle de diabetes;

– Prevenção do infarto;

– Tonificação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial;

– Respiração melhor, com boa oxigenação dos pulmões;

– Boa forma e fôlego;

– Alcance de maior nível de serotonina, o hormônio da felicidade. Ou seja, pedalar torna-nos mais propensos a um cotidiano de paz e sorrisos.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)