ONU: Derrotar a pobreza deve ser prioridade mundial

O secretário geral de Nações Unidas, Ban Ki-moon, chamou hoje no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza a priorizar a luta contra um fenômeno ante o qual são vulneráveis 2,4 bilhões de seres humanos.

Pobreza - Reprodução

Enquanto preparamos-nos para fixar a agenda pós-2015 de desenvolvimento sustentável e enfrentar a mudança climática, não podemos perder de vista nossa obrigação fundamental, eliminar a pobreza em todas suas formas, advertiu em sua mensagem pela celebração, estabelecida em 1992 pela Assembleia Geral da ONU.

De acordo com o diplomata, o novo marco de progresso global deve centrar-se no combate a um flagelo que em sua manifestação mais extrema açoita a um bilião e 200 milhões de pessoas, o 15 por cento da população mundial.

A pobreza desfigura muitas vidas, faz delas cruéis, angustiosas e com frequência curtas, além de golpear a mulheres e crianças, agentes importantes do desenvolvimento, afirmou.

Segundo Ban, os objetivos do milênio têm permitido notáveis avanços, ao sacar da miséria a 700 milhões de seres humanos entre 1990 e 2010.

No entanto, resta muito por fazer, porque a crise econômica vigente no planeta dispara as iniquidades, expôs.

Para vários países do Sul, a erradicação da pobreza não será possível a não ser que se mude a atual ordem internacional e se distribuam melhor as riquezas.

Fonte: Prensa Latina