Governo FHC pediu socorro ao FMI e levou sermão dos Estados Unidos

Em 1999, o então presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso foi à Florença (Itália) em encontro de governantes dos países ricos da chamada terceira via. O Brasil estava quebrado, pendurado no FMI. FHC fez o discurso da choradeira dos quebrados, pedindo aos líderes dos EUA e Europa, que criassem uma espécie de CPMF mundial para salvar o Brasil da fuga de capitais especulativos.

Bill Clinton e Tony Blair receberam mal a proposta. Clinton passou um verdadeiro sermão em FHC, sugerindo que faltava confiança, honestidade, eficiência e boa governança sob FHC. Enquanto que outros países resolveram estes problemas, citando Chile e Uganda, como exemplos para FHC seguir.

Clinton e os demais líderes agiram na defesa dos interesses de seus países. FHC agiu mal, com incompetência política, ao não articular previamente ao encontro, para não passar esse vexame. E agiu pior, de forma humilhante e envergonhando o Brasil, ao não defender o país diante do sermão de Clinton (se é que tinha jeito, naquele governo submisso e dependente, sob intervenção do FMI).