Evaldo Lima exalta avanços das escolas profissionalizantes no Ceará

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Fortaleza, na última quinta-feira (23/10), o vereador Evaldo Lima (PCdoB) comentou estudos recentes desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) que apontam grandes avanços na Educação do Estado. Segundo os dados apresentados pelo diretor geral da instituição, Flávio Ataliba, hoje o Ceará tem a maior rede de escolas profissionalizantes de ensino médio em tempo integral do Brasil, totalizando 107 unidades.

Para o parlamentar do PCdoB, o fato constatado é motivo de orgulho aos que lutam pelas melhorias no ensino. "Além da formação regular do Ensino Médio, os alunos têm aulas que dão respostas a muitas necessidades do próprio mercado cearense. A gente não pode perder de vista que os benefícios sociais advindos com a permanência da escola em tempo integral é um capital extraordinário na sociedade cearense", enfatizou Evaldo.

O líder do governo na Câmara Municipal exaltou o trabalho feito pela ex-secretária de Educação do Estado e hoje vice do candidato a governador Camilo Santana, Izolda Cela, que, segundo ele, foi de fundamental importância para que as escolas profissionalizantes engrenassem nos últimos anos. "Quero atribuir esses avanços também ao grande trabalho que foi realizado pela então secretária da educação Izolda Cela. Escola profissionalizante, em tempo integral, Alfabetização na Idade Certa, dentre outras iniciativas da Secretaria da Educação (Seduc) são hoje referência no país inteiro", disse.

Evaldo Lima destacou outro estudo do IPECE, que revela a possibilidade de, no final do governo Cid Gomes, o Ceará superar a marca histórica de Virgílio Távora na participação do PIB nacional. A maior participação do Estado é de 2,22%, e atual gestão estadual está a 0,01% de atingir esta meta. "É uma questão que merece ser aprofundada e destacada", finalizou o vereador.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)