Osvaldão invade a Mostra de Cinema
Não é todo dia que a história de um negro de quase dois metros de altura, boxeador talentoso, estudioso e guerrilheiro comunista é contada nas telas de cinema do nosso país. Quatro jovens cineastas resgataram a memória deste comandante que se tornou mito na região do Araguaia.
Publicado 28/10/2014 22:59 | Editado 04/03/2020 17:16

A Mostra SP 2014 de Cinema recebeu no Museu de Imagem e do Som o filme “Osvaldão”. Os quatros cineastas que proporcionaram à Mostra o resgate da história de um herói do povo brasileiro foram: Vandré Fernandes André Michiles, Ana Petta e Fábio Bardella. A União da Juventude Socialista e membros do PCdoB, além de representantes da Fundação Maurício Grabois estiveram presentes na sessão.
O Filme conta com depoimentos de amigos e familiares de Osvaldo Orlando Costa: o Osvaldão, jovem filiado ao PCdoB, nascido em Passa Quatro no estado de Minas Gerais. O filme resgata imagens da viagem de Osvaldão a antiga Tchecoslováquia (atual República Tcheca), onde cursou até o 3º ano de Engenharia Mecânica, no Ceske Visoké Uceni Technické (Ensino Superior Técnico Checo), em Praga..
O comandante da Guerrilha foi o primeiro a chegar na região do Araguaia e se misturou na comunidade como garimpeiro e mariscador, conhecido pela sua bondade, força e coragem, foi morto em abril de 1974.
Se tornou um mito em toda a região do Araguaia, conhecido pela população como um ser invisível, homem que virava pedra, tronco. O mito Osvaldão ultrapassa as fronteiras do tempo que é disseminado no imaginário comum da população da região.
Os diretores ainda levantaram a questão da Mina descoberta e registrada por Osvaldão e Dina, companheira de guerrilha, história ocultada pelo comando militar que dirigiu a ação contra a guerrilha e perdida no legado obscuro do regime militar.
O longa está previsto para mais uma sessão no dia 29 de outubro na sala Lima Barreto às 19h, no CCSP, o ingresso custa R$ 1,00, mas é aconselhável chegar com uma hora de antecedência pois há previsão de lotação. Curta a página do filme no Facebook https://www.facebook.com/ondeestaosvaldao