Funcionários da Santa Casa de Sorocaba iniciam greve

Sem convênio médico e aconselhados a recorrer à rede particular para atendimento dos casos emergenciais (hipótese em que seriam ressarcidos do valor gasto com a consulta), os cerca de 500 funcionários da Santa Casa de Sorocaba decidiram na última quinta-feira (30) entrar em greve a partir de segunda-feira (03) caso a situação não seja regularizada.

Funcionários da Santa Casa de Sorocaba iniciam greve - CTB

O problema tem como causa, segundo divulgado durante assembleia realizada à tarde, o não pagamento pelo governo municipal, que há dez meses assumiu a administração do hospital, da cota devida pelo empregador ao Plano de Saúde. O valor em aberto seria de R$ 856 mil, mas a Comissão de Gestão de Emergência (CGE) questiona a legalidade dessa obrigação.

O comunicado de que o atendimento aos trabalhadores será suspenso foi protocolado na Prefeitura segunda-feira pela direção do plano Santa Casa Saúde. Indignados, os trabalhadores exibiram a circular emitida pelo gestor Francisco Antonio Fernandes, na qual são anunciadas as medidas para solucionar o impasse, entre elas a orientação para que aqueles sujeitos a situações de urgência e emergência paguem do próprio bolso pela assistência médica que buscarem para, posteriormente, terem a importância restituída.

Durante a reunião, realizada num clima tenso, os funcionários também denunciaram que não têm podido se consultar. Alguns, como a auxiliar Rita de Cássia Penha Fernandes, têm cirurgias agendadas. Ela deve passar por intervenção na próxima segunda-feira e disse que está preocupada com o encaminhamento do seu caso.

O aposentado Anisio Oliveira também depende de tratamento especializado. Ele precisa tomar injeções diárias de proteína, mas ontem não pôde ser assistido diante da recusa da clínica aonde recebe o atendimento. O presidente do Sinsaúde, Milton Sanches, disse que irá cobrar da instituição a retomada imediata da assistência prestada àqueles que estão em situação de risco. Advertiu, também, que se o município decidir contratar outro plano em caráter emergencial, o atendimento prestado não alcançará os dependentes dos trabalhadores.

Fonte: CTB