Apesar de chover em SP, nível do Cantareira continua em queda

Apesar das chuvas que atingiram o estado de São Paulo no último sábado (1°), o nível do Sistema Cantareira caiu 0,1% de ontem para o domingo (2). A segunda – e última – cota do volume morto está com 12,1% do total. O Sistema Alto Tietê permaneceu estável no sábado (1º) e mantém 8,9%.

Crise água - Foto Montagem

Em outubro, o Alto Tietê recebeu 20,1 milímetros (mm) de chuva, antes uma média histórica de 117,1 mm para o mês. No Cantareira, foram 42,5mm de chuvas em outubro (a média histórica é 130,8mm). Os dados são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, as chuvas devem voltar a ocorrer de forma isolada e localizada à tarde e na noite de hoje. A previsão indica o retorno das precipitações, com volumes mais elevados, a partir desta segunda-feira (3), na capital e na região dos reservatórios do Sistema Cantareira.

Alckimin Pede ajuda ao Governo Federal para sanar crise hídrica em sp

Passado o segundo turno das eleições presidenciais, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), mudou o tom de seus discursos dos últimos dez meses e, admitindo a gravidade da crise hídrica no estado, disse que pedirá ajuda financeira e desonerações fiscais para auxiliar no enfrentamento do problema. “A eleição já acabou. Não deve haver um terceiro turno. Isso prejudica a população. A nossa disposição é a do diálogo e da cooperação”, disse Alckmin, que repetidamente afirmou que não havia risco de desabastecimento até março de 2015 e que o governo paulista estava realizando todas as medidas necessárias.

Com agências