Cid Gomes quer criar frente para neutralizar oposição a Dilma 

O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), esteve em audiência, na manhã desta terça-feira (3) com a presidenta reeleita Dilma Rousseff. Ao final da visita, ele disse que foi manifestar seu desejo de ajudar a presidenta contra aqueles que querem prejudicá-la e prejudicar o país. A proposta dele é formar uma frente parlamentar, com cerca de 50 parlamentares, para neutralizar o grupo de partidos que se uniu para aumentar a pressão sobre o governo nas votações da Câmara. 

Cid Gomes quer criar frente para neutralizar oposição à Dilma - Agência Brasil

“Eu acho fundamental que ela (Dilma) possa ter, além do PT, dois partidos ou frentes fortes para ajudá-la na governabilidade e reduzir o espaço de pressão que às vezes beira a chantagem”, avaliou o governador.

Segundo ele, a proposta é inicialmente compor a frente parlamentar e, na sequência, fosse formado um partido novo. Esse novo partido seria resultante da fusão de alguns partidos. Para Cid Gomes, esses partidos teriam que ser partidos com ideologia de esquerda como o PDT e o PCdoB, citando ainda o Psol e parlamentares insatisfeitos do PSB.

Nesta terça-feira (4) a presidenta Dilma Rousseff recebeu em audiência no Palácio do Planalto, o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros). Depois de contribuir na reeleição da presidenta, o governador, que também elegeu seu sucessor, Camilo Santana (PT), está articulando a criação de uma frente de esquerda para dar sustentação ao segundo mandato da presidenta.

Ele não falou sobre a reação da presidenta Dilma à sua proposta, dizendo que seria indelicado falar por ela. O governador do Ceará, que deixa o cargo em janeiro, desmentiu que seja candidato a ministro da Educação. Ele disse que não falaria sobre especulações e que cabe à presidenta Dilma escolher seus auxiliares.

Segundo ele, seu projeto é, após passar o cargo ao seu sucessor, a quem ajudou a eleger, ir passar uma temporada nos Estados Unidos como consultor do Banco Interamericano.

Em Brasília desde segunda-feira (3), Cid Gomes acompanhou o governador eleito do Ceará, Camilo Santana, do PT, para reuniões com ministros. Eles foram recebidos pelos ministros da Casa Civil, Aloisio Mercadante, e do Planejamento, Miriam Belchior. Camilo reforçou os pedidos por projetos no Ceará que contam com recursos federais, como o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e o Anel Viário.

Na campanha, Cid e Ciro Gomes apoiaram o candidato do PT ao governo do estado contra Eunício Oliveira, do PMDB. Os irmãos Gomes também trabalharam pela reeleição da presidenta Dilma, que recebeu cerca de 76% dos votos dos eleitores cearenses.

Da Redação em Brasília
Com agências