Presidente chinês expressa total respaldo ao governo de Hong Kong

"As autoridades de Hong Kong tem respaldo em seus esforços para salvaguardar o cumprimento da lei e a ordem social, vitais para a estabilidade e prosperidade desse território".

Xi Jinping

Estas declarações do presidente da China, Xi Jinping, foram expressas ao chefe executivo dessa região administrativa especial chinesa, Leung Chun-ying, que encontra-se em Pequim para participar do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

Em uma reunião entre ambos, o Presidente Xi elogiou os esforços de Leung e seu governo para estabilizar a situação nessa região do sul, que desde o dia 28 de setembro tem sido palco de protestos populares ilegais de mudanças na legislação para a eleição do chefe executivo em 2017.

"O governo central reafirma e apoia totalmente o posicionamento do Chefe Executivo de Hong Kong dentro da linha da legalidade, em especial o grande trabalho para salvaguardar a autoridade do cumprimento da lei e manter a ordem social" sublinhou Xi.

De acordo com as versões oficiais do encontro, o Presidente disse que a China tem adotado um projeto fundamental para avançar de forma integral para a consolidação do estado de direito, que inclui a implementação legal do sistema de um país, dois sistemas.

"O governo central da China manterá também a por longo tempo a estabilidade e prosperidade de Hong Kong e Macao e protegerá os interesses de seu povo de acordo com a legalidade" pontuou.

O Presidente assinalou que esse projeto constitui um passo fundamental no caminho de China para a modernização e na melhoria da capacidade de governo.

Assim mesmo assegurou que esse programa para o estado de direito tem grande significado para a implementação do sistema de um país, dois sistemas, bem como dos princípios básicos da Lei Básica.

O governo de Pequim apoia com firmeza Hong Kong no desenvolvimento democrático de acordo com a lei e as tentativas de manter a estabilidade e prosperidade nessa região.

Xi expressou esperanças de que todos os círculos de Hong Kong, junto com os líderes do território, aproveitem a oportunidade histórica de levar a cabo o sufrágio universal de acordo com a legalidade e mantenham um ambiente social estável e pacífico para seus cidadãos.

Fonte: Prensa Latina