Atividades na UFT marcam o mês de Consciência Negra

Em novembro é comemorado o mês da Consciência Negra. Na Universidade Federal do Tocantins diversas programações alusivas ao tema estão sendo executadas em todos os câmpus. Em Tocantinópolis e Arraias, por exemplo, as atividades envolvem palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, atividades culturais, esportivas e desfile de beleza negra.

No Câmpus de Tocantinópolis, a programação da VIII Semana da Consciência Negra (VIII Secone) terá início no dia 19 de novembro. O evento traz como tema “100 – 70 – 50 – 40 Na Matemática do Tempo Nosso Povo Faz a História: 100 de Abdias Nascimento e de Carolina de Jesus; 70 Anos da Criação do Teatro Experimental do Negro; 50 Anos do Lançamento do livro ‘A Integração do Negro na Sociedade de Classe e 40 Anos da morte de Roger Bastide”. A programação segue até dia 22 de novembro.

Estão previstas ainda passeata (dia 20), exibição do filme “Ganga Zumba, o Rei de Palmares”, no Cineclube, com debate após a sessão, como é de praxe ocorrer no projeto, e uma festa de encerramento no dia 22.

Em Arraias a programação tem atividades distribuídas pelo mês inteiro. de 1º a 10 de novembro ocorreu o Circuito Cultural nas unidades públicas e privadas e Movimentos Sociais do município, sob o tema "A Educação para as Relações étnorraciais no contexto da Lei 10.639/2003". De 17 a 19 ocorrerá outro circuito, desta vez de palestras, realizadas por professores da UFT. As palestras abordarão "Identidade e Cultura Afrobrasileira"; "Uso Pedagógico das Redes Sociais", "Preconceito e Racismo Cibernético"; e "Formação Profissional para o Campo e Plantio Direto no Cerrado".

Outras atividades previstas envolvem um desfile da Beleza Negra, apresentações culturais, berimbalada pelas ruas de Arraias, rodas de capoeira e apresentações culturais no Câmpus da UFT de Arraias.

Palmas – Na Capital, também aludindo ao mês da Consciência Negra, ocorre no auditório do Bloco III, o "2º Diálogo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) com a região norte". O evento será de 11 a 13 de novembro, e contará com a presença da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.

Fonte: Portal da UFT