Coreia do Sul e EUA realizarão manobras aéreas sob protesto da RPDC

As forças aéreas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciarão na sexta-feira (14) exercícios em Kunsan, a uns 150 quilômetros de Seul, como parte das manobras militares que ambos começaram na segunda-feira (10), informou a agência chinesa Xinhua.

aviões norte-americanos - Reprodução

Em um reporte desde a capital sul-coreana, a agência informativa citou o porta-voz do Ministério de Defesa Kim Min-seok, que afirmou que esses ensaios se estenderão até o dia 22 de novembro.

“Estas práticas constituem a segunda parte de outras similares de duas semanas celebradas no último abril com participação de uma centena de aviões e mil 400 soldados”, disse o porta-voz.

O servidor público explicou que estas práticas com Estados Unidos têm lugar duas vezes ao ano na Península Coreana "para simular batalhas aéreas com forças inimigas utilizando treinamento realista".

Nesta segunda rodada de ensaios conjuntos das forças aéreas se mobilizarão 40 aviões sul-coreanos do tipo F-15K, KF-16, F-4E, F-5, C-130 e E-737 e uns 50 estadunidenses F-16, KC-135, FA-18 e Awacs. Kim anunciou a participação de 1.200 soldados das duas partes.

Os exercícios militares da Coreia do Sul e Estados Unidos iniciados nesta segunda-feira foram denunciadas ontem pela República Popular Democrática da Coreia.

Pyongyang faz questão de afirmar que essas manobras agudizam as tensões na Península e constituem uma provocação direta contra esse país.

Fonte: Prensa Latina