Governo debate estratégias para ajudar na crise hídrica em SP

Na primeira reunião do grupo de trabalho instituído para tratar da falta de água no estado de São Paulo nesta segunda-feira (17), a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, reiterou o compromisso do governo federal de apoiar o estado. A expectativa é que na próxima semana haja posicionamento sobre quais obras serão financiadas. A previsão de conclusão desses projetos varia de 12 a 36 meses. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também participou da reunião em Brasília.

Crise água - Foto Montagem

“A presidenta já disse ao governador na semana passada que está disposta a ajudar o governo de São Paulo a enfrentar essa situação que a região metropolitana de São Paulo e a região de Campinas vivem hoje. O que nós estamos discutindo é onde é mais adequado o Governo Federal entrar agora entre as propostas que foram apresentadas”, afirmou a ministra.

Segundo a ministra, técnicos do estado de São Paulo apresentaram, hoje, detalhamento dos oito projetos pretendidos para os próximos anos. Na quinta-feira (20), serão discutidos detalhes dos projetos entregues, que incluem construção de adutoras, estações de reuso de água, barragens e poços artesianos.

Na semana passada, o governador Geraldo Alckmin solicitou à presidenta Dilma Rousseff apoio financeiro de R$ 3,5 bilhões para obras de infraestrutura hídrica no estado. Na ocasião, o governo se dispôs a ajudar, mas cobrou ações de longo prazo.

Fonte: Blog do Planalto