Rússia: é preciso criar condições para diálogo direto na Ucrânia

Serguei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, declara a necessidade de criar condições para o reinício do Processo de Minsk para regularizar a situação na Ucrânia e espera que a decisão do Kiev sobre as sanções econômicas no Donbass não seja um obstáculo para isso.

Serguei Lavrov

“Hoje, os acordos de Minsk são talvez a única coisa apoiada por todos sem exceção: pelas partes ucranianas, Rússia, Bielorrússia, União Europeia e EUA, por isso a principal tarefa é criar condições para recomeçar o Processo de Minsk”, afirmou Lavrov, hoje, durante um encontro com Alexander Lukashenko, presidente da Bielorrússia.

Segundo ele, trata-se do único formato onde as partes em que as partes do conflito se sentam à mesa das conversações, há uma base sob a forma de Protocolo de Minsk e Memorando de Minsk.

Otan

A Otan prefere ignorar deliberadamente os esforços de Moscou para estabilizar a situação na Ucrânia e a situação social e econômica em Donbass, que está se agravando, declarou esta segunda-feira (17) a vice-diretora do Departamento de Informação e Imprensa da chancelaria russa, Maria Zakharova.

"É triste que a Otan prefira ignorar deliberadamente os esforços consistentes da Rússia para estabilizar a situação na Ucrânia, bem como a situação socioeconômica grave no sudeste do país, um bloqueio real da região pelas autoridades de Kiev. Os relatórios da aliança não falam nada sobre a violação dos acordos de Minsk por parte dos militares ucranianos, sobre o uso das armas e equipamentos pesados contra a população civil", afirma um comentário publicado no site do departamento russo.

Fonte: Voz da Rússia