Livro Dialética Radical do Brasil Negro ganha segunda edição

A segunda edição da obra de Clóvis Moura, Dialética Radical do Brasil Negro, será lançada na terça-feira (25) na Fundação Nacional das Artes (Funarte) em São Paulo. Durante o lançamento também acontecerá um debate sobre a questão racial no Brasil. Um dos expositores será Dennis de Oliveira, professor da USP, que concedeu uma entrevista exclusiva para a Rádio Vermelho sobre o tema.

Livro Dialética Radical do Brasil Negro ganha segunda edição - Reprodução

O autor não foi apenas um estudioso das questões do negro brasileiro, mas também um comunista e ativo militante das causas sociais. Tornou-se um colaborador do Movimento Negro Unificado (MNU) e da União de Negros Pela Igualdade (Unegro), da qual se transformou num dos principais ideólogos.

“A concepção ‘moureana’ tem impactos significativos na discussão das relações raciais Brasil. Ela entendeu o racismo não como resquício de uma sociedade arcaica que poderiam ser enfrentados à medida que a modernização capitalista fosse avançando, mas como elemento central que está na gênese do próprio capitalismo brasileiro. Sua perspectiva de colocar a opressão racial dentro da lógica do sistema capitalista brasileiro aponta para a necessidade de se articular a luta contra o racismo com a luta contra o capital. Em outras palavras, luta antirracista e luta de classes se imbricam e se articulam mutuamente”, afirmou o professor Dennis de Oliveira.

Lançamento: 25 de novembro (terça-feira)

Horário: 19 horas

Local: Funarte (Alameda Nothmann, 1058 – próximo ao metrô Santa Cecília, São Paulo-SP).

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho 

Ouça a entrevista na íntegra na Rádio Vermelho: