Orlando: É preciso garantir a governabilidade e a unidade progressista

Nas últimas eleições, um clima de ódio e preconceito foi propagado por setores da elite. Em São Paulo, várias manifestações com dizeres separatistas, pedidos de impeachment à presidenta Dilma Rousseff e atos reivindicando o regresso à ditadura militar foram convocados. Em meio a uma conjuntura complexa, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) elege, em São Paulo, o deputado federal Orlando Silva, um negro, nordestino e filho dos movimentos sociais.

Laís Gouveia, da Redação do Portal Vermelho

ORLANDO SILVA

Orlando possui uma longa trajetória de lutas. Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União da Juventude Socialista (UJS). No campo institucional, foi ministro dos Esportes entre 2006 e 2011. Atualmente é vereador pelo município de São Paulo e foi eleito nas últimas eleições a deputado federal com 90.641 votos.

Eleger um comunista em São Paulo, no momento em que o Congresso Nacional passa por um processo de intensificação do conservadorismo, é estratégico para garantir a defesa da democracia e da aprovação de projetos de lei que sirvam de interesse ao povo e desenvolvimento do país.

Leia mais:

Orlando Silva é eleito deputado federal

Em declaração exclusiva ao Portal Vermelho, Orlando diz quais serão suas primeiras ações no início do mandato. “A primeira tarefa é colaborar no Congresso com a governabilidade da Dilma. A presidenta obteve uma vitória extraordinária, histórica, mas infelizmente, setores conservadores e reacionários não querem considerar a decisão democrática do nosso povo. O PCdoB irá atuar no Congresso para estabilizar a base de apoio e construir um grande campo de unidade, para que possamos construir condições políticas para a condução do governo. A partir desta ação é necessário pensar na implementação das reformas estruturais democráticas, para que o país possa avançar e cumprir com os compromissos que a presidenta firmou com nosso povo durante a campanha eleitoral”.

Orlando, que também é dirigente do PCdoB no estado de São Paulo, destaca a importância que a militância cumpriu em sua campanha. “A nossa vitória foi coletiva, todo o Partido se empenhou e muito para me eleger deputado”, conclui.