Dilma traz esperança de um país civilizado, diz editorialista da Folha

O acadêmico e membro do conselho editorial da Folha de S.Paulo, Rogério Cezar de Cerqueira Leite, afirmou em artigo que votou pela reeleição da presidenta Dilma Rousseff porque o tucano Aécio Neves seria uma "opção pela prevalência do princípio da desigualdade".

Rogério Cezar Cerqueira Leite editorialista da Folha de S.Paulo

Físico, professor emérito da Unicamp (Universidade de Campinas) e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e do conselho editorial da Folha, Cerqueira Leite enfatiza: "Escolher PSDB-Aécio Neves para a Presidência da República seria, consciente ou inconscientemente, uma opção pela prevalência do princípio da desigualdade, pela manutenção da imensa disparidade de renda, pela contenção da ascensão social, enfim, pela manutenção do status quo. É a história de Aécio Neves, a sua ascendência, a sua cultura e a daqueles que o circundam, a do PSDB. Ninguém foge à própria natureza".

Já Dilma Rousseff, em sua avaliação, "era a opção capaz de melhor equilibrar os dois princípios antagônicos, reservando espaço adequado para a justiça social". Ele pontua ainda que o voto em Dilma é "porque é degradante a condição nacional de país com uma das mais injustas disparidades de renda de toda a Terra. Porque ela, Dilma, e somente ela me traz esperança de ser cidadão de um país civilizado".

Cerqueira Leite também compara os 12 anos de governos de Lula e Dilma com o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. "Enquanto nos governos do PSDB não houve qualquer esforço para reduzir a disparidade de renda nem o nível de pobreza, durante a administração do PT não somente houve um aumento do salário mínimo de 80% em seu valor real como também foram criados e expandidos inúmeros programas sociais", salientou.

Com informações de agências