Putin promete apoio à Síria e ao Iraque no combate contra extremistas

O presidente russo, Vladimir Putin, promete apoio aos governos da Síria e do Iraque no combate contra os extremistas, sublinhando que a luta contra o terrorismo é uma das prioridades da comunidade internacional.

Vladimir Putin, presidente russo - Voz da Rússia

Putin observou que os esforços para conter essa ameaça devem ser feitos com base nas decisões do Conselho de Segurança da ONU, na estrita observância do direito internacional, especialmente nos princípios da soberania de Estados e da não ingerência nos seus assuntos internos.

"E o que é mais importante, eles devem ser transparentes e sem agenda 'oculta'", acrescentou o líder russo.

"Quanto a nós, pretendemos continuar a apoiar os governos da Síria, do Iraque e de outros países da região em seu combate contra os extremistas", disse Putin.

Europeias se casam com extremistas

O chefe do Serviço de Segurança da Alemanha, Hans-Georg Maasen, declarou que durante os últimos anos tem aumentado substancialmente o número de jovens mulheres da Europa Ocidental que partem para a Síria e para o Iraque a fim de casar com combatentes do grupo radical Estado Islâmico.

“O número de mulheres que viajaram para a Síria e para o Iraque aumentou substancialmente, pelo menos, em comparação com os dados de vários anos anteriores, quando os jovens partiam para o Afeganistão e Paquistão”, declarou Maassen.

De acordo com este dignitário alemão, moças de 15 anos se entregam à “cegueira romântica” quando resolvem deixar o seu lar e embarcar para a Síria ou Iraque para se tornarem a segunda ou a terceira mulher de um jihadista do Estado Islâmico.

“Não se sabe se estas meninas chegarão a ser suicidas e a realizar atos de terror na Europa ou se veem simplesmente no papel de esposas islâmicas”, comenta.

Fonte: Voz da Rússia