Exército chinês emite regulamento para prevenir delitos de corrupção

Um regulamento militar para evitar os delitos cometidos em serviço foi emitido recentemente pelo exército chinês e entra em vigor nesta segunda-feira (1º/12).

Exército China

O regulamento foi difundido conjuntamente pelo Estado-Maior Geral, Departamento Geral de Político, Departamento Geral de Logística e Departamento Geral de Armamento do Exército de Libertação Popular (ELP) da China.

A ordem se concentra em alguns terrenos-chave propensos à corrupção, como os recursos humanos, as finanças, a construção, a gerência do combustível, a compra de materiais e armamento, a assistência médica, os imóveis e os serviços de recepção.

O documento detalha o regulamento para 44 setores de alto risco e mais de 130 problemas que se devem ter em conta, além de estipular uma a uma claras medidas de prevenção.

O regulamento também estabelece requisitos explícitos para desenhar o mecanismo para a prevenção de delitos cometidos em serviço, fortalecer o sistema de alerta e sanção, assim como as funções dos organismos disciplinares e de auditoria, entre os outros. 

O regulamento é fruto da luta do ELP contra a corrupção, em que diversos generais de alto nível foram investigados supostamente por severas violações legais e disciplinares.

A instituição supervisora militar está realizando uma investigação de supostos casos de violações à lei e disciplinas de "alguns membros do ELP", em um momento em que as forças militares aprofundam sua campanha anticorrupção, expressou na quinta-feira um porta-voz do Ministério da Defesa Nacional.

Por Xinhua