Comunistas avaliam resultado eleitoral no DF

O Diretório Regional do Partido Comunista do Brasil do Distrito Federal se reuniu neste último sábado (29), na sua sede, e debateu o resultado político-eleitoral das eleições gerais de outubro, organizar a participação partidária nos atos da posse da presidenta Dilma, dia 1º de janeiro, e apontar para as perspectivas e metas para 2015.

Comunistas avaliam resultado eleitoral no DF

Fábio Torkarski, secretário de Finanças nacional do PCdoB e o presidente do Partido no DF, Augusto Madeira, apresentaram os informes sobre as eleições nacionais e no Distrito Federal, respectivamente. Fábio destacou a onda oposicionista que tomou conta de parte do eleitorado e ressaltou a importância de, mesmo nesse quadro de avanço conservador, Dilma Rousseff ter conquistado a reeleição, dando continuidade aos 12 anos de governos liderados pelo PT, com a participação dos comunistas.
Augusto Madeira relatou as dificuldades enfrentadas pelo governo distrital de Agnelo Queiroz (PT), desde sua posse, a forte ofensiva antipetista no estado, a permanente crise vivida durante o mandato, que resultou na derrota governista já no primeiro turno. Historiou a importância da participação dos comunistas no governo, com destaque para Olgamir Amância e Valesca Leão na Secretaria da Mulher; José Messias de Souza e Jean Carmo, na Administração de Brasília.
“Nossa campanha contou com muita combatividade, criatividade, alegria e o empenho da militância, mas sem o aporte financeiro das grandes campanhas para deputado, que por vezes chegavam a superar candidaturas majoritárias, não conseguimos garantir vagas na Câmara Distrital e na Câmara Federal. Olgamir Amancia, com 5.224 votos, foi a mais votada do Partido para distrital, e ficou na sexta suplência. Nosso candidato para federal, Messias de Sousa, ficou na sexta suplência, com 6.713”, informou.
O plenário indicou a continuação do debate sobre a avaliação eleitoral, com a realização de diversas reuniões das bases do Partido. Também será divulgado um documento que incluirá as diversas contribuições apresentadas durante o debate. Durante a reunião, Carlos Pompe foi reconduzido à Secretaria de Comunicação do PCdoB-DF, em substituição a Renata Aline que, por motivos pessoais, pediu afastamento do cargo.