Ebola atinge economia de Guiné, Libéria e Serra Leoa

A epidemia de ebola que afeta Guiné, Libéria e Serra Leoa golpeia a economia desses países reduzindo de forma significativa os prognósticos de crescimento, segundo um relatório do Banco Mundial divulgado nesta terça-feira (2) nas Nações Unidas.

Ebola Libéria

Após mostrar rápido progresso nos últimos anos em seu Produto Interno Bruto (PIB), os três países da África Ocidental apresentarão resultados negativos ou contrações no próximo ano devido ao impacto do surto, disse o porta-voz do Secretário Geral da ONU, Stéphane Dujarric, citando o documento.

As projeções do Banco Mundial para 2015 situam Serra Leoa e Guiné em um cenário desfavorável de seu PIB, com -2,0% e -0,2%, respectivamente, enquanto a Libéria veria reduzido seu crescimento para menos da metade do previsto, 3,0%, quando antes era de 6,8.

O ebola, vírus responsável por quase sete mil mortes e mais de 16 mil casos, já obrigou as nações a aumentar suas necessidades orçamentais e diminuir os investimentos públicos em um total de US$ 160 milhões.

Na segunda-feira, funcionários da ONU encarregados de dirigir a luta contra a epidemia apresentaram um panorama animador, a partir da efetividade de algumas das estratégias implementadas há 60 dias no território.

Nos três países mais atingidos pela epidemia conseguiu-se a meta de atingir antes de 1º de dezembro o enterro seguro de ao menos 70% das vítimas, de acordo com o enviado especial do secretário geral da ONU para o Ebola, David Nabarro; e o chefe da Missão para a Resposta de Emergência ao Ebola (Unmeer), Anthony Banbury.

Ambos os especialistas dialogaram com a imprensa em Freetown, capital de Serra Leoa, onde destacaram também que quando foi criada a Unmeer se registravam cinco mil novos casos por mês, e "agora estamos em menos da metade disso".

No entanto, advertiram que ainda resta muito a fazer para reduzir os contágios a zero, o principal objetivo para se dar por derrotada a doença.

Fonte: Prensa Latina